Atividades e Projetos

Com o país vivendo uma fase efervescente de promoção da igualdade racial, o Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, criou o Projeto Brasil Quilombola, que é voltado para as comunidades remanescentes de quilombos no país.

Acompanhando esse foco, o Agontinmê, em parceria com o Instituto Inter-Americano de Cooperação Agrícola (IICA) e com o Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Agricultura do Estado do Maranhão, desenvolveu o projeto PRONAF Quilombola.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF visa financiar as atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família. Baseado nisso, o Instituto desenvolveu o PRONAF Quilombola voltado para a situação das comunidades remanescentes de quilombos dentro do Estado do Maranhão. Para dar início ao projeto, decidiu-se por começar o projeto pelo município de Alcântara, que possui cerca de cento e oitenta comunidades quilombolas.

O primeiro passo foi dado há um ano, na comunidade de Santa Maria, onde foi discutida a questão do PRONAF nas comunidades de Alcântara. A partir disso, começou a ser feito um levantamento da linha produtiva dessas comunidades.

O Agontinmê foi pioneiro não só ao trabalhar o recorte voltado para o projeto Brasil Quilombola em Alcântara, como também, a partir do levantamento feito por área e família de mais de oitenta por cento das comunidades existentes na região, ampliou esse recorte para a questão de gênero, turismo étnico, educação e comunicação.